Pular para o conteúdo principal

Siga-nos no Facebook

Seguidores: Fiéis Escudeiros!

DAMAS DE HONRA ADULTAS



São moças que entram na celebração religiosa antes que a noiva. Essa tradição é muito popular nos Estados Unidos e na Europa, eu adoro essa ideia, pois ao convidar crianças corremos o risco de que elas fiquem assustadas com tanta gente, envergonhadas, comecem a chorar, ou pior saiam correndo na hora de entrar pelo corredor da igreja/salão, imagina só, enfim são várias possibilidades que podem acontecer e poderão estragar uma parte tão bonita do seu grande dia. 

Em francês as damas de honra são chamadas de: “Demoiselle d’Honneur”, ou seja Dama de Honra, já na língua inglesa são as “Bridesmaid” que significa servindo à noiva ou também Dama de Honra.

Essa tradição criou-se entre os anglo-saxões que instituíram-se na Inglaterra por volta do século V. Porém a tradição é ainda mais velha, foi em Roma que realmente nasceu esse hábito. Já naquela época os noivos eram precedidos por jovens com mais ou menos a mesma idade e com roupas semelhantes a dos cônjuges. Dessa forma acreditava-se que afastavam os maus espíritos que não podiam diferenciar os recém casados do resto do grupo e dessa maneira não poderia prejudicá-los, assim o novo casal seria poupado da miséria.

Geralmente convidam-se as amigas adultas e solteiras mais próximas, assim como as irmãs e primas da noiva, sendo solteiras podem ser observadas por algum príncipe presente…

Porém é importante convidar alguém que você realmente confie, que esteja disposta a te ajudar e tenha realmente tempo para isso. Em seus ombros repousam muitas responsabilidades como preparar o chá de panelas, ajudar a noiva se vestir no grande dia, colaborar com os preparativos da festa e no grande dia, dar o apoio moral a noiva. 

Se você escolher várias damas de honra o melhor seria que todas estivessem com vestidos iguais. Quem define o que as damas de honra vão usar são as noivas, claro que tem que agradar todas as meninas, as magricelas, as mais cheinhas, as altas e as baixinhas… O ideal é estudar um tipo de vestido que combine com o biótipo de todas as suas damas. Outra alternativa é a noiva escolher uma cor e deixar as damas escolherem livremente o modelo, assim será possível achar um modelo que combine com o corpo de cada menina, o mais elegante é que o vestido das damas de honra seja longo, mas em festas mais informais durante o dia, permite-se vestidos um pouco abaixo do joelho. Também é interessante usar adereços iguais, exemplo: um corsage, ou uma flor no cabelo. 

Em geral as damas de honra devem carregar pequenos buquês de flores parecidos com o da noiva, que não grite com sua roupa, porém como não aconselha-se ter damas adultas e damas crianças, se você optar pelas damas de honra adultas poderão combinar de ela levar a Placa: Lá vem a Noiva, já que ela entra antes da noiva.

Com relação a quantidade de damas não existe uma regra básica, mas vale o bom senso, em Portugal existe a tradição que damas em números ímpares dão sorte. Se você tem muitas amigas que não pode deixar de convidar para ser sua dama, ok, convide-as. Mas se você não tem muitas amigas, não vá ficar convidando a sua prima que você não vê a 15 anos só para ter mais damas entrando. Lembre-se este é um cargo de Honra, é para pessoas mais que especiais, são aquelas pessoas que você convive, que você ama, se você ficar convidando muita gente perde essa exclusividade e a pessoa não se sente tão especial.

E aí noivas/noivos quem vai optar pelas Bridesmaid?













Essa última é do filme: Missão Madrinha de Casamento (que deveria ser Missão Dama de Honra, hehe). Quem ainda não assistiu vale a pena, é muito engraçado, bacana e dá pra ter uma super noção do que é ser a Dama de Honra a serviço da Noiva.

FONTE:  
Imagens: Google
http://deborawolf.com/2010/11/30/o-que-e-dama-de-honra-ou-bridesmaid/

Comentários

  1. Bateu um arrependimento de nao te-las no meu casamento rsrsrs
    Fica com Deus Flor

    ResponderExcluir
  2. Eu vou ter todas as minhas "damas" adultas mesmo... rsrs
    Acho o máximo sem contar que é com elas que posso discutir sobre todos os estresses do grande dia...

    Bjs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, a minha Dama vai ser minha irmã, somos super amigas e sempre vimos juntas várias ideias e inspirações para o casamento, é muito bom poder dividir as expectativas com elas...

      Bjos e obrigada pela visita =)

      Excluir
  3. Eu vou ter duas... Minha irmã e minha cunhada.
    Agora é fazer com que 2 pessoas tão diferentes usem o mesmo/parecido vestido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana Tay! Uma ideia é usar somente a mesma cor e tom, mudando o modelo do vestido para o que cada uma prefere!!

      Volte sempre ao blog!

      Beijocas!

      Excluir
    2. To sempre aqui...rs
      Sou assídua do csg e encontrei seu blog assim.
      Me dá uma ajuda?
      Meu vestido será champagne e quero uma inspiração para a cor das damas. Não tenho idéia!

      http://billytay.blogspot.com.br/

      Excluir
    3. Que bom Tay, continue visitando o blog!
      Já sabe como será a paleta de cores da sua decoração?
      Suas daminhas serão crianças ou adultas?
      Me manda um e-mail com essas informações para eu te dar algumas sugestões...

      Excluir
  4. Ameei seu bloog, estou vendo as coisas pro meu casamento.. e sempre quis fazer assim!
    Está de parabéns!!
    =D
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada querida!!!

      Volte sempre que quiser!!!

      Beijocas e até mais...

      Excluir
  5. Eu terei 6 lindas damas adultas...
    minhas melhores amigas....os vestidos são todos do mesmo modelo, mesmo tecido, feitos pela mesma costureira mas cada um de uma cor =)
    Cada uma delas vai levar um vaso com areia que usarei na cerimonia!!!
    Faltam 103 dias...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, muito obrigada pela visita, seu comentário é muito importante, deixe seu recadinho, dica ou sugestão...
Se preferir envie um e-mail vou adorar conversar com você: casaroubike@gmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

Placas Divertidas para Festa de Casamento

Quem já viu aquelas plaquinhas divertidas com frases engraçadas nas fotos de algum casamento? Elas ficam super legais, são fáceis de fazer e ainda são baratas, super BBB!!! Elas ficam muito bacanas e dão um ar de brincadeira pra hora das fotos, o resultado é DIVERSÃO PURA... Tem também as bocas, bigodes, óculos, nariz de palhaço, máscaras, enfim vários adereços que podemos fazer com papelão, palito de churrasco e cola e que ficam muito legais na hora das fotos... Olha só nos canudinhos como ficam incríveis: No blog Arte & Casamento tem um passo a passo com fotos para baixar bem bacanas de como fazer plaquinhas divertidas. E aqui neste link ela também tem outros moldes e muitas ideias legais. E no blog Fazendo a Minha Festa de Casamento tem 60 plaquinhas para download grátis, é só baixar, imprimir e colar numa madeirinha ou papelão. Gostou? Quem vai fazer essas super plaquinhas para seu casamento?

Decore seu casamento com Mosquitinho

Veja uma opção linda para decorar seu casamento o nome botânico desta flor que vai te encantar é: Gypsophila Paniculata Snowflake , e seu nome popular é MosquitinhoDobrado Branco . Certamente você já deve conhecê-lo, pois ele é coadjuvante das decorações, quem nunca viu em um buquê de rosas vermelhas umas flores pequenas brancas que ficam super delicadas e dão aquele toque especial? Pois é, elas são os populares mosquitinhos. Mas a proposta que venho mostrar hoje é deixar o mosquitinho como a flor principal da sua decoração, ele dá um toque charmoso, elegante e ao mesmo tempo dá um ar de simplicidade, além é claro de ficar muito lindo. E o melhor de tudo ele pode ser usado em decorações de casamento durante o dia ou a noite e também pode ser usado na cerimônia religiosa e na decoração da festa. Vamos as imagens inspiradoras:   Na cerimônia:     Nas cadeiras dos noivos:  Na lapela do noivo e dos padrinhos:  No cabelo  e no b

Árvore de Digitais

Quem já ouviu falar em Wedding Tree ou Árvore de Digitais???   As árvores de digitais ficam muito bacanas e dão um charme especial e descontraído... É uma ótima ideia para substituir o Livro de Assinaturas, é uma lembrança linda do seu casamento, com as digitais de todos os seus convidados queridos! Vejam só como fica uma graça! E depois de pronta é só colocar numa moldura que ficará linda como decoração da sua casa!! O ideal para uma Árvore de Digitais é ter entre 150 a 200 convidados, no máximo! Mas além da árvore em si, precisa-se também da tinta para "carimbar o papel", e para isso é usado o Carimbo para a Árvore das Digitais. Se não encontrar um carimbo igual a esse também podem ser compradas as almofadas separadas e tintas para carimbo, mas é importante não esquecer de deixar lenços umedecidos para que os convidados possam limpar seus dedinhos após deixar as digitais, e também canetas para que os convidados escrevam seus nomes em suas digitais.